Secretaria Municipal de Educação promove formação continuada aos professores da Rede Municipal de Ensino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de São Mateus do Sul, promoveu na sexta-feira, 31 de maio, a Formação Continuada junto aos profissionais da educação do município, no Centro Polônico Marcelo Janowski (CEPOM).

A formação teve como tema, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, e contou como palestrante o Mestre em Educação Rafael Braga de Lima.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Mais de 400 professoras, coordenadoras e diretoras acompanharam a palestra, já estipulada no calendário escolar e que teve como objetivo a formação complementar, vista como necessária à atualizar os conhecimentos para que os profissionais possam desempenhar ainda de melhor forma suas competências.

Além da BNCC, as profissionais também trabalharam o Referencial Curricular do Paraná no período vespertino em suas instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *