Prefeitura Municipal e a Associação dos Amigos da Erva-mate realizam a 1ª Festa da Colheita do Mate

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No domingo (19), a Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe), em parceria com a Prefeitura Municipal, promoveram a 1ª Festa da Colheita do Mate de São Mateus do Sul, e o evento reuniu centenas de pessoas ao longo do dia diante várias atrações.

O evento alusivo ao início da colheita da erva-mate, seguindo as premissas da Indicação Geográfica (IG), período que acontece entre os meses de maio e setembro, uniu produtores, comerciantes, indústrias e inúmeras atrações que trouxeram à tona o simbolismo do Ouro Verde são-mateuense, a erva-mate.

A 1ª Festa da Colheita envolveu vários produtores e apreciadores da erva-mate, que participaram de atividades que premiaram a maior folha da erva, tendo como eleita a de propriedade de Reneau Joaquim Cordeiro, morador da comunidade do Potinga, com 26,6 cm e a maior Cuia de Porongo do grupo folclórico Karolinka, medindo 1,40m.

Uma das principais atrações da festa foi a maior Roda de Chimarrão de São Mateus do Sul, que contou com a participação de dois grupos, o Colégio São Mateus e o grupo Karolinka, totalizando 570 tomadores de chimarrão. O grupo folclórico sagrou-se o ganhador por somar 306 integrantes com a cuia em mãos e o mate cevado.

O Prefeito Luiz Adyr enalteceu a importância do evento para o cenário da cultura em nossa região e salientou que a festividade já está incorporada às comemorações oficiais do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *