Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas é o tema da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Mateus do Sul, promoverão nesta quarta-feira (12), a 5ª edição da Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada no Centro da Juventude Laurival Kwiatkowski Mayer, a partir das 13h.

A Conferência terá como tema norteador, “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, e os participantes criarão propostas baseadas nos seguintes eixos:

1. Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;

2. Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

3. Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;

4. Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

As Conferências de Direitos das Pessoas Idosas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais. A principal característica dessas Conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, especialmente das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos.