Secretaria de Educação divulga balanço de vagas em CMEIs de São Mateus do Sul

Mais de mil crianças deverão ser matriculadas nos nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de São Mateus do Sul para este ano, entre rematrículas e novos alunos. Em dez anos, de acordo com o relatório do Sistema Estadual de Registro Escolar, o número de estudantes matriculados em creches públicas de São Mateus do Sul praticamente dobrou, passando de 543 crianças matriculadas em 2005 para 1013 crianças matriculadas em 2015.

Só no ano passado, foram nove turmas abertas em CMEIs de todo o município, o que beneficiou quase 160 crianças. O maior número de novas vagas abertas no ano passado, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi nas vilas Pinheirinho, Bom Jesus e Prohmann.

Em cumprimento à Lei nº 12.796/13, também foram abertas sete turmas de pré-escolar nas escolas do campo de Monjolos, Dois Irmãos, Estiva, Divisa, Turvo, Lageadinho e Fluviópolis, contemplando as crianças que não tinham acesso aos CMEIs em função da distância do local onde vivem até a área urbana do município.

DEMANDA

Atualmente, são 558 crianças na fila de espera para vagas em CMEIs de São Mateus do Sul, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Dados de dezembro de 2015 mostram que os CMEIs da região central (Casulo), Vila Prohmann (Tia Dirce) e Vila Amaral (Criança Feliz) concentram o maior número de crianças na fila.

De acordo com a Secretaria, a expectativa para 2016 é positiva, com a inauguração do novo CMEI da Vila Palmeirinha, que passará a atender crianças de 0 a 3 anos, com turmas de berçário, maternal e pré-I, beneficiando cerca de 120 crianças das vilas Palmeirinha e Verde, Jardim Santa Cruz e localidades do interior próximas à vila Palmeirinha.

“O município está fazendo sua parte e, neste ano, vamos conseguir colocar 100% das crianças de 4 e 5 anos nas pré-escolas, como nos orienta os planos Nacional e Municipal de Educação. O município se organizou e vamos cumprir a legislação”, comenta a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Cristina Wiltenburg.

Escolas municipais recebem melhorias em infraestrutura durante o período de férias

Na Água Branca, Ledur esclarece trâmite para restauração da igreja centenária

Leia mais sobre Educação em São Mateus do Sul

 Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!
    

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *