Saúde pública de São Mateus do Sul realiza entrega das primeiras próteses dentárias

As primeiras próteses dentárias, oferecidas gratuitamente na rede pública de saúde de São Mateus do Sul, foram entregues na tarde dessa quarta, 16, no Centro Odontológico. O serviço teve início há pouco mais de duas semanas.

O produto final atendeu às expectativas dos primeiros pacientes. “Esse trabalho veio para melhorar a nossa vida em todos os aspectos”, conta a paciente Rosa Blanski Lopes, primeira sãomateuense a receber as próteses.

Para a chefe do setor de Odontologia da prefeitura, Nicki Deves, a procura dos pacientes pelos serviços de próteses vem aumentando. “Muitos que precisavam e não usavam próteses estavam prejudicando sua alimentação e também sua auto-estima. Ter esse serviço disponível agora é um grande avanço graças à participação de todos os servidores que trabalharam para que o projeto fosse possível”.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é realizar 50 procedimentos por mês, entre colocação de próteses removíveis e unitárias, e também próteses totais. Os pacientes poderão passar por até quatro sessões durante 30 dias, para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. Todo o processo será conduzido e acompanhado pelos dentistas do município.

O atendimento para próteses está inserido no programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, e recebe verba do governo federal para a compra das materiais e manutenção do laboratório. O repasse para o atendimento de próteses em São Mateus do Sul já está sendo feito e será de R$90 mil por ano.

Prefeitura oferece próteses dentárias gratuitas na rede pública municipal

Prefeitura oferece curso gratuito para formação de cuidadores de idosos

Leia mais notícias sobre Saúde

Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!