São Mateus do Sul entre as 15 cidades paranaenses com melhor gestão fiscal

O município de São Mateus do Sul aparece na 13ª colocação entre as cidades paranaenses na lista do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e divulgado na última quinta, 18.

Na escala, que vai de 0 a 1, São Mateus do Sul recebeu nota 0,7166, ficando também entre os 150 municípios com melhor gestão fiscal do Brasil, na 134ª posição. É a melhor situação registrada no Município desde o início das aferições da Firjan, há quase 10 anos. O IFGF mostra que, no Paraná, apenas 25,6% dos municípios estão com boa situação financeira, como é o caso de São Mateus do Sul.

O levantamento foi feito considerando o ano-base de 2013 e avaliou a performance de 5,2 mil administrações em todo Brasil. O cenário geral é preocupante. Mais de 80% do município brasileiros revelaram situação financeira crítica. Houve, inclusive, uma queda no índice geral, que alcançou 0,4545 em 2013 — é a maior queda desde 2009, quando ocorreu a crise mundial, o que gerou uma situação fiscal difícil para a maioria dos municípios brasileiros.

IFGF

Criado para avaliar a administração do dinheiro público nas prefeituras a partir de estatísticas oficiais, o IFGF é composto por cinco indicadores: receita própria, referente à capacidade de arrecadação; gastos com pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento do funcionalismo público; investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida; custo da dívida pública, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores; e liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte.

Acesse aqui o sistema do Índice Firjan de Gestão Fiscal

Prefeitura apresenta primeiro balanço financeiro do ano

Contadores e Prefeitura discutem agilidade na abertura de empresas no Município

Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!
    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *