Prefeitura oferece próteses dentárias gratuitas na rede pública municipal

O Centro de Odontologia da prefeitura de São Mateus do Sul iniciou nessa semana os atendimentos para a colocação de próteses dentárias, que serão fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede municipal.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é realizar 50 procedimentos por mês, entre colocação de próteses removíveis e unitárias, e também próteses totais. Os pacientes poderão passar por até quatro sessões durante 30 dias, para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. Todo o processo será conduzido e acompanhado pelos dentistas do município.

“Esse trabalho vai proporcionar para as pessoas uma reabilitação protética, além de possibilitar a melhoria estética e das funções mastigatórias dos pacientes”, explica o dentista Guillen Zacharias, da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto do laboratório de próteses está inserido no programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, e vai receber verba do governo federal para a compra das materiais e manutenção do laboratório. O repasse para o atendimento de próteses em São Mateus do Sul já está sendo feito e será de R$90 mil por ano.

“A odontologia no município está tendo uma melhora significativa e esse trabalho com as próteses vem somar a isso”, diz a chefe do setor de Odontologia da prefeitura, Nicki Deves. “O atendimento para as próteses será feito nas quartas e quintas, no Centro de Odontologia. Os pacientes podem passar pelos dentistas nas Estratégias Saúde da Família (ESF), onde serão encaminhados ao atendimento para próteses.

”A auxiliar de serviço bucal do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Sílvia Regina Araújo, conta que muitas pessoas acabam comprometendo sua saúde bucal em função do elevado preço para colocação de próteses – em média, R$800 cada. “O projeto do laboratório de próteses em São Mateus do Sul surgiu justamente a partir da identificação da demanda, em que muita gente extraía dentes e não colocava próteses e, assim, acabavam não se alimentando direito”.

Para o prefeito Clovis Ledur, o trabalho com próteses marca um novo avanço para a saúde pública em São Mateus do Sul. “Estamos cuidando das pessoas. Esses atendimentos vão favorecer e muito a saúde da nossa população, que está tendo um atendimento extraordinário com os profissionais no Centro de Odontologia”.

Saúde promove mutirão de atendimentos no Dia D da campanha Agosto Azul

Projeto Sorrindo Sempre orienta gestantes sobre higiene bucal

Leia mais notícias sobre Saúde

Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!
    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *