Prefeitura Municipal promoverá curso para formação inicial de Cuidador de Idosos

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul, promoverá através da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), o curso de Formação Inicial para Cuidadores de Idosos no município.

A formação será de responsabilidade da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (CFRH) e com apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.

O curso tem como objetivo qualificar profissionais dos serviços de atendimento a idosos, dando subsídios para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, por meio de processos educativos em saúde, que privilegiem o acesso às ações e serviços de informação, de promoção social e de desenvolvimento da cidadania. Propiciar a melhoria da assistência prestada ao idoso em domicílio, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e nos serviços de saúde do SUS.

O foco do curso está voltando à trabalhadores que atuam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) ou em domicílio no cuidado ao idoso;Trabalhadores que atuam como Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou Agente de Combate às Endemias (ACE),Auxiliar de Enfermagem ou Técnico em Enfermagem que atuam nos serviços de saúde do SUS e à Comunidade em geral, desde que possuam o Ensino Fundamental Completo.

Serão 30 vagas e o curso será realizado na modalidade presencial, com carga horária total de 180 horas, sendo: 160 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas.

Os interessados devem procurar o Centro de Saúde Municipal, localizado na rua 21 de Setembro, 355, entre os dias 2 e 6 de setembro, ou mesmo entrar em contato pelo telefone: (42) 3912-7073 / 3912-7074. O curso acontece entre os dias 16 de outubro e 19 de dezembro na Sala de Reuniões do próprio Centro de Saúde.

Documentos necessários para a matrícula:

• Requerimento de Matrícula datado e assinado pelo aluno;
  • Ficha cadastral do aluno devidamente preenchida;
  • Cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental (frente e verso, legível e sem cortes);
  • Cópia do Registro Geral (RG) – frente e verso;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia do Título de Eleitor com comprovante da última eleição ou comprovante de quitação eleitoral;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia do comprovante de reservista (para homens);
  • Para servidores públicos: Carta de liberação do gestor para a participação no curso, em papel timbrado, com assinatura e carimbo do gestor;
  • Para candidato(a) estrangeiro: cópia da cédula de Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e comprovante de escolaridade já validado pelo órgão competente.