Palestra sobre descarte de resíduos eletrônicos abre Semana Municipal de Meio Ambiente

Teve início na noite dessa segunda, 8, no Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias, a Semana Municipal de Meio Ambiente, uma realização da Prefeitura de São Mateus do Sul em parceria com os Colégios Estaduais São Mateus e Duque de Caxias.

Compuseram a mesa de autoridades da cerimônia de abertura o prefeito Clóvis Ledur; o vice, Clóvis Distéfano; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Ewerling; a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Cristina Wiltenburg; o presidente da Câmara Municipal, Enéas Melnisk; e as diretoras do Colégio Duque de Caxias, Clemira Santana; e São Mateus, Telma Staniszewski.

A abertura oficial da Semana contou com uma palestra de Daniel Almeida, representante da Parcs, empresa especializada em manufatura reversa de resíduos eletrônicos, sobre o correto descarte desses materiais.

Durante a palestra, o público presente, formado principalmente de estudantes – entre eles, alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual São Mateus, pôde aprender um pouco mais sobre os riscos causados pelo descarte incorreto dos produtos eletrônicos.

“Apesar de trazerem em sua composição substâncias que garantem durabilidade e bom desempenho – como o mercúrio e o chumbo, essas mesmas substâncias fazem com que os produtos também possam ser muito nocivos ao meio ambiente”, explica o palestrante Daniel Almeida. “O que estamos fazendo com esses resíduos eletrônicos? 50 milhões de toneladas de lixo eletrônicos estão sendo produzidos por ano em todo o mundo”.

O palestrante recomenda o descarte desse tipo de lixo em locais apropriados, como empresas e cooperativas que atuem na área de reciclagem e que tenham certificação ambiental. Outra dica é entregar aparelhos celulares e suas baterias em empresas de telefonia. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.

Em sua fala, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Ewerling, destacou a atuação da Prefeitura em defesa das questões ambientais em São Mateus do Sul e ressaltou a importância da participação de todos na Semana de Meio Ambiente. “Vamos tratar de temas muito importantes para o nosso município, como arborização urbana, guarda responsável de animais domésticos, preservação de florestas nativas e outros assuntos e é de extrema importância a participação de todos”.

+ Participe da Semana Municipal de Meio Ambiente! Confira aqui a programação completa

Leia mais notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!
    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *