Junta Comercial anuncia mudanças para alterações e baixas no cadastro de empresas

Alterações e extinções de empresas em todo o estado passam a partir dessa segunda, 14, a ser feitas exclusivamente pelo portal do programa Empresa Fácil, da Junta Comercial do Paraná. A medida já era uma opção disponível e, agora, integra a Rede de Simplificação do Registro Empresarial (a RedeSim), que vem facilitando a abertura de empresas nos municípios paranaenses.

A plataforma do Empresa Fácil apresenta todo o procedimento para abertura, alteração e extinção de empresas e, uma vez iniciado o processo, o empreendedor pode acompanhar pela internet o andamento das solicitações. “A expectativa é agilizar e desburocratizar todo o processo” avalia a responsável pela agência regional Junta Comercial em São Mateus do Sul, Danielli Melechenko Ferreira. “O sistema agiliza o processo para os empresários e também para os contadores. Ao darem entrada na documentação através da Junta Comercial, deve-se trazer o pedido de CNPJ e a consulta prévia da prefeitura já deferida”.

Em nota, o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, destaca que a iniciativa facilita a elaboração dos documentos, mas não dispensa a apresentação deles em versão impressa, assinados e reconhecidos em cartório, nas agências regionais. As medidas, segundo ele, configuram uma nova realidade do registro empresarial. “Outra vantagem é que, agora, o empresário, ou seu contador, não precisa mais se dirigir a diferentes órgãos e secretarias, já que o programa torna a Junta à porta única de entrada de informações para o registro empresarial”, explica.

ATENDIMENTOS EM SÃO MATEUS DO SUL

Criada em novembro de 2012, a agência regional da Junta Comercial em São Mateus do Sul atua em convênio com a prefeitura e com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS). Até maio deste ano, em que foram levantados os últimos números referentes aos atendimentos no município, foram registrados em torno de 1,5 mil procedimentos, de aberturas de empresas, alterações contratuais, registros de livro mercantil, extinções entre outros.

Além do protocolo, análise e deferimento de processos, cadastro, a equipe da agência em São Mateus do Sul, composta por Danielli Melechenko Ferreira, Edicélia Terezinha Bernaski Ruva e Siomara Santos da Silveira, oferece o serviço de certidão simplificada, que é emitida e entregue na hora, e conta com o serviço de registro de livro mercantil, procedimentos que trazem a vantagem de que contadores e empresários não precisam se deslocar até outros municípios para a realização do processo.

(Com informações da assessoria da Junta Comercial do Paraná)

 + Contadores e Prefeitura discutem agilidade na abertura de empresas no Município

Comitê Gestor Municipal da Redesim realiza encontro com consultores do Sebrae

Leia mais notícias sobre Indústria e Comércio em São Mateus do Sul

Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!
    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *