Grupo Amor Exigente inicia atividades em São Mateus do Sul

São Mateus do Sul volta a ter um grupo de apoio do projeto “Amor Exigente”. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), a primeira reunião do grupo aconteceu ontem, 24, na sede da Semec. Participaram da reunião servidores das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura; representantes de instituições de ensino do Município; e pessoas que já participaram de grupos de apoio em outras ocasiões.

O objetivo do projeto é consolidar em São Mateus do Sul um grupo de auto e mútua ajuda, formado por pais, familiares e amigos que tenham ou tiveram contato com dependentes químicos para promover o fortalecimento de vínculos familiares. Além disso, o grupo discute e propõe formas de prevenção contra o consumo de drogas lícitas e ilícitas a partir de reflexões sobre relações interpessoais, família, sociedade e autoconhecimento.

O consumo de drogas lícitas e ilícitas no Município é uma realidade. Só no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), são cerca de 80 atendimentos semanais relacionados ao consumo dessas substâncias. A pedagoga Ivete Mazepa, que trabalha no CAPS, conta que, na maioria das vezes, são os familiares ou pessoas próximas que buscam ajuda. “Infelizmente, a gente vê nos noticiários o que acontece nas cidades grandes e às vezes parece que esse tipo de coisa não acontece em cidade pequena. Não é bem assim. Isso está acontecendo em São Mateus do Sul e estamos encarando isso de frente pra mudar a situação”.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Marina Ledur, que participou da primeira reunião do Amor Exigente, o projeto é mais uma alternativa de combate e de prevenção contra as drogas em nosso município. “O projeto tem um elemento muito importante que é a troca de experiências. Seja pelo conhecimento técnico, pela experiência vivida ou pelo interesse pelo assunto. A participação da prefeitura enquanto administração e dos nossos servidores é essencial para que possamos planejar ações de combate e de prevenção em nosso município”.

Palestra e apresentação cultural marcam ação anti-drogas no Município

Leia notícias ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!
    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *