Distéfano participa de reunião com presidente do IAP e deputado Hussein Bakri

O prefeito em exercício de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano, esteve na sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na tarde da última quarta, 27, acompanhado do vereador Omar Picheth e dos deputados estaduais Alexandre Curi e Hussein Bakri, que mediou uma reunião com o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto e lideranças do município para discutirem uma alternativa que pode mudar o rumo da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) da Petrobras, que corre o risco de fechar as portas – o que afetaria a economia da cidade.

No encontro, foi feito o pedido de uma licença prévia que garantiria a ampliação da produção do chamado lastro (uma espécie de resíduo que fica no fundo do tanque de petróleo que, se processado e misturado com o xisto, vira combustível). Hoje, a Petrobras processa 40 toneladas/dia do lastro. Porém, precisa aumentar esse número para 360 toneladas/dia, gerando economia para a estatal que gasta cerca de 100 milhões de reais/ano com a queima desse produto em cimenteiras.

“Se a licença prévia for liberada pelo IAP, a empresa vai reduzir os gastos, e essa pode ser uma medida que salvaria a unidade de fechar as portas no município.”, explicou Distéfano.

“O presidente do IAP disse que nos dará a resposta ainda essa semana sobre a liberação ou não da licença, estamos trabalhando para que 3 mil pessoas não sejam demitidas. A unidade é importante não só para a região mas para todo o estado do Paraná”, defendeu o deputado estadual Hussein Bakri.

(Informações da assessoria do deputado Hussein Bakri)

Deputado Hussein participa de sessão extraordinária da Câmara Municipal

Beto Richa garante apoio do Estado em defesa da SIX

Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!