Campanhas para o Conselho Tutelar chegam à reta final

A pouco mais de uma semana do dia marcado para as eleições do Conselho Tutelar, que acontecem de maneira unificada em todo o Brasil no dia 4 de outubro, candidatos e comissão eleitoral se reuniram na manhã dessa sexta, 25, para orientações gerais sobre a reta final da campanha e para o dia do pleito. Também participaram da reunião os mesários que vão trabalhar no dia da votação.

As campanhas podem acontecer até o sábado, 3 de outubro. Não é permitido qualquer tipo de propaganda no dia da eleição, em qualquer local público ou aberto ao público, sendo que a aglomeração de pessoas portando instrumentos de propaganda caracteriza manifestação coletiva. A violação das regras de campanha, segundo o edital e a legislação vigente, poderá acarretar a cassação do registro da candidatura.

DIA DA VOTAÇÃO

Muitas das regras para as eleições ao Conselho Tutelar são parecidas com as eleições para presidente, prefeito e governador. Para votar, é preciso ter pelo menos 16 anos e possuir título de eleitor do município. O voto é secreto e, neste ano, cada eleitor poderá votar em apenas um(a) candidato(a). A particularidade nas eleições para o Conselho Tutelar é que o voto não é obrigatório.

A Secretária Executiva dos Conselhos, Romilda Ribeiro, destaca a importância da participação de todos na campanha e nas eleições para o Conselho Tutelar. “Apesar de o voto ser facultativo, é preciso que tenhamos consciência que estamos escolhendo as pessoas que vão cuidar das nossas crianças e adolescentes. Precisamos acompanhar o processo e escolher com consciência pessoas capacitadas, preparadas e comprometidas com essa atuação no Conselho”, explica.

DEPOIS DA ELEIÇÃO

Os conselheiros eleitos vão passar ainda por duas importantes atividades antes da posse, marcada para 10 de janeiro. Eles vão acompanhar os trabalhos dos atuais conselheiros tutelares durante seus últimos dias de mandato por, no mínimo, duas horas diárias e sem direito à remuneração. Além disso, os eleitos e seus suplentes participam ainda neste ano de uma capacitação em União da Vitória, com duração de 40h, sobre aspectos gerais e a importância da atuação dos Conselhos Tutelares.

Eleições para o Conselho Tutelar: conheça os candidatos

Candidatos ao Conselho Tutelar recebem orientações sobre campanha

Siga a Prefeitura nas Redes Sociais!
    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *