“Amanhece – Mestre Aorelio e o Fandango Caiçara”

A Prefeitura Municipal em parceria com Circuito Cultural Sesi, promoverá na próxima quarta-feira (26), às 20h, no Centro Cultural do CEPE, o Show Musical: “Amanhece – Mestre Aorelio e o Fandango Caiçara.”

SINOPSE

Na ilha dos Valadares- PR, assim como em outras áreas do território caiçara que se estende do litoral sul-fluminense ao litoral norte do Paraná, a função do Fandango vem extrapolando seu papel poético e festivo, assumindo-se também como ferramenta para que as comunidades afirmem sua identidade frente às pressões externas e ao apagamento histórico.

A parceria de Aorelio Domingues com Cleiton Prado, outro mestre do fandango, fica evidente na mescla sonora das influências do fandango paulista (como os ponteios de machete e os andamentos mais acelerados das marcas) e o caráter de protesto intrínseco a boa parte das composições que resultaram desta parceria.

Outro aspecto é a materialização nas linhas de baixo elétrico nas modas bailadas e acústico nas marcas batida, um instrumento inusitado que acompanha a formação entendida por “tradicional”, evidenciando outros contornos e texturas sonoras, tanto das modas tradicionais quanto nas composições inéditas que compõem o disco.

Em todos os casos se vislumbram reflexos do engajamento político e dos anseios de inovação e recepção de novos públicos, sobretudo das gerações mais jovens, presentes no ativismo de Aorelio Domingues em prol da difusão do Fandango Caiçara.

Classificação Indicativa do Espetáculo: LIVRE PARA TODAS AS IDADES.

Duração da apresentação: 60 min

Ingresso Social:

Não é obrigatório! Contribuição voluntária de 1kg de alimento não perecível. Trocar o alimento pelo ingresso NA CASA DA MEMÓRIA ou a partir de uma hora de antecedência ao espetáculo, no local, na bilheteria.